As aplicações dos ímãs residenciais

Os imãs estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano. A indústria, a ciência, a pesquisa e a decoração residencial são ótimos exemplos da aplicação dos ímãs na sociedade em geral.

No entanto, os imãs desempenharam um papel importante desde a sua primeira aplicação, quando foram utilizados como uma bússola para a acupuntura chinesa. Mas, foi a aplicação em 1820, que elevou o desempenho desse material em diversas esferas sociais.

Dessa forma, a importância dos ímãs vem da necessidade de fixar itens ou até mesmo de atender as necessidades da sociedade de consumo. Afinal, eles estão presentes em quase todos os dispositivos elétricos.

Nesse sentido, os ímãs de Neodímio são os que mais de destacam pela qualidade e funcionalidade. Além disso, eles são extremamente poderosos e se mostram úteis para as mais diversas atividades do dia a dia.

De fato, podemos notar de uma forma surpreender que os imãs estão transformando a realidade da vida moderna. Por isso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você algumas aplicações simples dos imãs na rotina diária da população. Acompanhe!

Os ímãs mais presentes no dia a dia

Como mencionamos anteriormente, os imãs estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Principalmente quando falamos em ímãs residenciais, que ocupam um bom espaço na maioria dos imóveis, como, inclusive, na aplicação de um isolador de pino polimérico kv

Diante desse cenário, existe uma infinidade de imãs compostos em residências. Antes do século 20, a maioria das pessoas já tinham alguma espécie de imã presente em suas casas. Hoje, esse número deve ter alcançado esferas muito maiores.

Não há como negar: os ímãs são materiais repletos de funcionalidade e utilidade. Então, veja a seguir onde os encontramos em residências:

1. Geladeira

Podemos caracterizar esta categoria como a principal na utilização de imãs residenciais. Geralmente, são presos no refrigerador para fixar algum lembrete, usados em lembrancinhas de viagens e aniversários, entre outras variáveis.

Entretanto, alguns imãs mais poderosos, como os ímãs de Neodímio, podem apresentar outras formas de aplicação. Os pinos magnéticos, por exemplo, são extremamente úteis, inclusive, para painéis de fotos e itens adicionais de decoração.

2. Alto-falantes

A maioria dos alto-falantes são elaborados com base em algum tipo de imã que interage com uma bobina. As caixas de som, rádios, aparelhos de som, etiqueta código de barras, televisores e smartphones são ótimos exemplos dessa aplicação.

Geralmente, todos eles utilizam ímãs em sua fabricação. No entanto, os aparelhos menores são compostos por ímãs de neodímio. Em contrapartida, os equipamentos maiores apresentam o ímã de cerâmica em sua produção.

3. Motores elétricos

Os motores elétricos são caracterizados como a maior categoria de utilização de imãs. Os vidros elétricos de um automóvel, por exemplo, possuem o seu próprio motor. A bandeja do leitor de um DVD, por sua vez, também usa um motor elétrico.

Além disso, podemos mencionar outros exemplos práticos do cotidiano: ventiladores, microondas, secador de cabelo, broca de aço rápido, lavadoras e secadoras, entre outros equipamentos.

Onde mais são utilizados?

Como você pode notar, as aplicações desse material são inúmeras. Observe alguns índices que apresentam os seus principais usos e proporções:

  • Motores e Geradores: 34,4%;
  • Transporte: 13,6%;
  • Produção de energia: 7,2%;
  • Aparelhos domésticos: 3,4%;
  • Drives e embreagens: 5,6%;
  • Outros: 12%

Portanto, os ímãs são encontrados em diversos equipamentos, utensílios e máquinas. Eles também apresentam diversos produtos e aplicações, como alto falantes, smartphones, sensores automotivos, dentre outros.

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *