Cristais magnéticos criados por brasileiros e indianos

Cristais magnéticos naturais de espinélio criados por pesquisadores brasileiros e indianos. Trata-se de um pó formado por nanocristais. Após algumas análises, revelou-se que o oxido de manganês e crômio dopado com zinco apresenta uma transição de fase magnética quando resfriado à temperatura de 19 kelvin (-254,15 Celsius), passando de paramagnético a antiferromagnético.

Aplicações biotecnológicas dos Cristais magnéticos

Em termos de aplicações práticas, o maior interesse da equipe está em materiais com propriedades bactericidas e fungicidas, novos medicamentos e reciclagem.

“Uma das aplicações seria a produção de embalagens para a melhor conservação de alimentos. Outra frente é identificar materiais anticancerígenos inorgânicos. Uma terceira linha de pesquisa é encontrar materiais fotodegradadores, isto é, capazes de degradar moléculas orgânicas, transformando-as em gás carbônico e água. Esses materiais poderiam ser utilizados para purificar os rios contaminados por poluentes,” afirmou Elson.

O que são espinélios?

Espinélios são belas pedras semipreciosas, muito bonitas depois de serem lapidadas, devido à configuração espacial das suas moléculas.

Além de sua aparência bela, espinélios têm despertado grande interesse porque apresentam propriedades magnéticas com grande potencial de aplicação tecnológica – de sensores de gases a carreadores de medicamentos dentro do corpo, de mídias para armazenamento de dados a componentes de sistemas de telecomunicações.

O que são Paramagnético?

Materiais paramagnéticos são aqueles afetados por um campo magnético externo. Isso ocorre porque seus átomos ou moléculas apresentam um elétron com spin desemparelhado. Por sua vez, um ímã, isto é, um material magnético propriamente dito, possui vários elétrons desemparelhados e organizados. É o efeito cumulativo desses elétrons que produz a atração magnética.

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Esse artigo foi escrito por Oximag

Fonte: Inovação Tecnológica
Fotos:Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *