Fones de ouvido que transmite áudio por campo magnético

A marca Sueca Yevo Labs apresentou um conjunto de fontes de ouvido produzidos, em partes, com um metal de armas de fogo ilegais que foram apreendidas no país, em um modelo que abandona os fios e utiliza uma tecnologia chamada NFMI, que transmite o áudio através do campo magnético. Ela é bastante utilizada na construção de aparelhos auditivos, pois a transmissão é compatível com o corpo humano.

O metal produzido a partir das armas apreendidas recebeu o nome de Humanium, por causa do valor humano dessa reciclagem, e foi utilizado para fazer esse primeiro lote dos fones de ouvido. Segundo o chefe executivo da Yevo, 50% do valor das vendas do acessório serão doados à empresa que fabrica e distribui o material, para incentivar a produção e, consequentemente, o desarmamento ilegal responsável por mortes. De acordo com dados informados no site da companhia, pelo menos 500 mil pessoas morrem todos os anos vitimadas por armas de fogo.

Na fabricação dos fones, o metal foi usado para produzir a caixa de carregamento e algumas partes do próprio fone.

Para adquirir o par de fones e contribuir para o projeto, será preciso desembolsar cerca de 500 dólares — um preço muito alto, se considerarmos concorrentes como o AirPods da Apple, que sai por 150 dólares no site oficial.

Em um mercado tão concorrido e com grandes marcas de peso, como Apple, Sony e AKG, apresentar um produto com valor tão alto é um desafio muito grande — e ousado. Para justificá-lo, o  site que divulga os fones citou a estratégia da Apple em doar parte dos lucros dos produtos de selo vermelho, como a edição especial do iPhone 7, às pessoas portadoras do vírus HIV. “Da mesma forma que a Apple faz com seus produtos vermelhos [o dinheiro das vendas vai para apoiar as pessoas vivendo com HIV em todo o mundo], a Yevo está tentando mostrar que também acredita em uma causa”.

Além da Yevo, outras marcas apresentaram produtos construídos a partir de materiais recicláveis. A já conhecida House Of Marley anunciou headphones desenvolvidos com materiais recicláveis, e a Armor 3D também mostrou alto-falantes feitos a partir de plásticos recuperados.

Por: BBCNEWS\ TecMundo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *