Imãs como são utilizados na tecnologia

E se te contarmos que você está utilizando um ímã neste exato momento? Pode parecer imperceptível, mas a presença dos itens e peça com magnetismo é utilizada pela tecnologia, para proporcionar inovações diversas em nosso cotidiano.

A presença do magnetismo também é crucial para que seu computador funcione normalmente, por exemplo. Para você ter ideia, somente no seu computador, já existem inúmeros componentes com ímãs, seja em seu gabinete ou em seu monitor.

E não somente em sua máquina, mas em diversos eletrodomésticos, como sua geladeira, microondas, e até mesmo em equipamentos do seu trabalho, como no caso do ventilador umidificador industrial, por exemplo.

E pensando na quantidade de itens tecnológicos que a tecnologia conseguiu criar a partir da inclusão de ímãs, nós elaboramos esse post listando quais são as ferramentas que você não sabia que tinha ímãs! Quer saber mais sobre isso? Então acompanhe nosso conteúdo! Vamos lá?

Ímãs são aliados do som

Os imãs também estão presentes na maioria das caixas de som. Até mesmo as que são mais antigas ou mais simples, a utilização dos ímãs é essencial.

Isso, pois o campo magnético é utilizado para garantir a qualidade do som. Normalmente, quanto maior for a caixa, maior deve ser os ímãs também, para que o campo magnético seja proporcional.

Mesmo sendo um assunto complicado, pois envolve a funcionalidade da ferramenta, quanto maior e mais grave for um som, mais presente é o eletromagnetismo. E por isso, as caixas de sons para carros, por exemplo, possuem uma quantidade maior de ímãs mais potentes.

E vamos admitir: as caixas de som ainda não substituíram os fones de ouvido, que por sua vez, também possui ímãs em sua composição!

Discos rígidos

Os discos rígidos, ou também conhecido como HDs, são ferramentas necessárias para armazenar uma série de arquivos em seu computador ou notebook, como arquivos, jogos, entre outros. É basicamente um tipo de memória dentro do PC.Dentro de cada HD há muitos ímãs que possuem diversas finalidades.

O disco rígido é uma das criações tecnológicas que mais foram importantes para a guardar informações.

Especialmente para as empresas, como as que fabricam molde de injeção plástica, por exemplo, o disco rígido serve para armazenar informações importantes dos clientes e dos processos produtivos da organização.

Televisores e monitores

Os televisores e monitores mais especificamente CRT também possuem ímãs e elétrons em sua composição, que são disparados contra a tela e, como consequência, acaba gerando uma carga elétrica.

Por essa razão, quando nosso celular ou algum dispositivo eletrônico que também possui ímã se aproxima das TVs e monitores mais antigos, o campo magnético era alterado em sua estabilidade, gerando um ruído “estranho” e prejudicando as imagens mostradas no momento.

Ou seja, se sua televisão ou monitor é CRT, é recomendado não utilizar itens magnéticos próximos, ou ao longo prazo o eletrônico pode acabar sendo prejudicado

Imãs de geladeira também prejudica TVs e computadores?

Esse é um boato muito frequente, e por isso vale a pena destacarmos no post. Como mencionamos acima, a junção de dois campos magnéticos distintos pode prejudicar o eletrônico, porém, como os ímãs de geladeira não possuem uma intensidade grande de magnetismo, não há problemas grudar alguns ímãs na própria TV ou no computador.

Por fim, ao longo do post, vimos que os ímãs são essenciais e já estão em diversos itens tecnológicos para aumentar a nossa qualidade de vida!

E não apenas na vida das pessoas, mas empresas de todos os ramos, como comércios, escritórios, indústrias de oxigênio medicinal, entre outros, os ímãs proporciona otimização nos processos e faz com que a empresa se desenvolva!

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *