Laboratório de Eletromagnetismo do IFCE produz máscaras com impressora 3D contra o Covid-19

Máscaras impressas em 3d pelo laboratório de eletromagnetismo do IFCE (Instituto Federal do Ceará) em Tauá, serão utilizadas como protetores de rosto para os profissionais de saúde do município que estão na linha de frente ao combate à pandemia do Covid-19.

Laboratório de Eletromagnetismo e a tecnologia 3D

Utilizando a tecnologia da impressão em 3D, os protetores foram produzidos pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do Campus.

Usando um modelo disponibilizado na internet por uma empresa Sueca o pessoal do IFCE criou o seu próprio suporte. Em média cada unidade leva uma hora para ser impressa e montada.

Proteção Individual

O uso do equipamento de proteção individual (EPIs) é indispensável para os profissionais e a máscara do modelo N95 é parte fundamental para o combate ao vírus. Sua principal função é proteger os olhos e diminuir o risco de contágio.

Os protetores podem ser reutilizados após a higienização, diferente das máscaras descartáveis.

Além de diminuírem as chances de contágio, os protetores podem ser higienizados, o que permite a reutilização do material, diferentemente das máscaras descartáveis.

De acordo com o diretor geral do IFCE, José Alves Neto, ele e sua equipe de profissionais queriam contribuiu de alguma forma no combate ao vírus, foi quando surgiu a ideia de criar a máscara. “Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em como contribuir”.

Toda à produção de máscaras serão doadas a profissionais de saúde do Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá. Até esta quarta-feira (25), nenhum caso de Covid-19 foi notificado pela Secretaria de Saúde do município. 

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Esse artigo foi escrito por Oximag

Fonte: IFCE
Fotos: 3dverkstan