O que são e como funcionam os carregadores indutivos para celulares
O que são e como funcionam os carregadores indutivos para celulares

O que são e como funcionam os carregadores indutivos para celulares?

Pense na seguinte situação: você foi acampar e a bateria de seu celular e, obviamente, não se encontra uma tomada por perto. Normalmente você esperaria até o retorno para recarregar seu aparelho e então poder usá-lo novamente.

Contudo, se você possuísse um carregador indutivo para seu telefone móvel, o problema seria facilmente resolvido, mesmo sem nenhuma tomada por perto. Isso porque carregadores indutivos são providos de um sistema que, quando acoplado ao dispositivo a ser carregado, cria um campo magnético e transforma-o em energia elétrica.

Assim, sem nenhuma fonte de energia elétrica tradicional e também sem nenhum fio, seu celular pode ser carregado tão eficientemente quanto se estivesse passado algumas horas plugado no carregador ligado em uma tomada.

Como funcionam os carregadores indutivos?

Apesar de parecer algo complicado, estes aparelhos têm um funcionamento relativamente simples. Quando o celular fica sem bateria ele é acoplado ao carregador indutivo. Dentro do carregador se localizam algumas bobinas que começam a se movimentar. Essa movimentação gera um breve campo magnético que servirá como fonte de energia para seu celular.

O carregador indutivo capta a energia do campo magnético e suas placas internas convertem-na em energia elétrica. A partir de então, a energia gerada pela conversão do carregador é transmitida sem fio para seu celular, que volta a ter carga e pode ser utilizado normalmente!

Um bom exemplo deste aparelho é o Hug System, da fabricante Hug. Ele é carregador indutivo para iPhone e funciona exatamente como o descrito acima. Além disso, em seu case encontra-se também um carregador elétrico para a tomada. Seu preço: US$ 89,99.