Grades Magnéticas Automática
Grades Magnéticas - Oximag
Grades Magnéticas Gaveta
Grades Magnéticas Semi Automatica
Grades Magnéticas - Oximag
Grades Magnéticas Automática
Grades Magnéticas - Oximag
Grades Magnéticas Gaveta
Grades Magnéticas Semi Automatica
Grades Magnéticas - Oximag

Grades Magnéticas - OXIMAG

Grades Magnéticas são equipamentos de separação magnética fabricado em aço Inox em vários tamanhos e formatos, utilizada em diversos ramos industriais, como por exemplo: Indústria de plásticos e derivados, produtos químicos, farmacêuticos, mineração e alimentícios entre outras.

Saiba mais

Quantidade
Compartilhar:

EXCELÊNCIA E EFICIÊNCIA EM DESCONTAMINAÇÃO FERROSA

 

A Grade Magnética Oximag é a solução perfeita para descontaminação ferrosa (separação magnética) para sua empresa. Elas são construídas com plena excelência e totalmente dentro das Normas Internacionais que regem os padrões de qualidade para produtos magnéticos utilizados em processos com risco de contaminação ferrosa.

Sua instalação é feita no fluxo de transição (processo produtivo) do produto que necessita de descontaminação ferrosa, mediante a retenção das partículas que estejam misturadas ao produto. Por permanecer em contato constante com seu produto, elas recebem um tratamento extremamente especial em sua construção, teste e homologação, pois reconhecemos a importância e gravidade de todas as exigências legais que diversas instituições regulamentadoras aplicam sobre sua empresa, processos produtivos e produtos.

E é por esse contato constante com seu produto que construímos nossas Grades Magnéticas em Aço Inox 304 e 316, com a possibilidade de acrescentarmos acabamento sanitário aos seus componentes, garantido maior eficiência e garantia de retirada de partículas ferrosas de seu produto.

Nossas grades são tradicionalmente constituídas de tubos com espessura devidamente definida e preenchidos com Imãs de Neodímio, Imãs de Ferrite, ou Imãs de Alnico, os quais são selecionados de acordo com a aplicação necessária. Esses tubos são montados em estrutura de chapas e em forma de grade, formato esse que permitiu que as Grades Magnéticas fossem batizadas desse modo. A distância entre seus tubos magnéticos são definidas de acordo com sua necessidade, bem como o espaçamento entre as divisões da grade e diâmetro de seus tubos.

A Oximag oferece personalização plena de suas grades, para que elas possam atender com qualidade e excelência as exigências de seu processo produtivo. Com relação ao seu formato, elas podem ser quadradas, retângulares, cilíndricas, dentro outros, para que possam ajustar-se ao seu equipamento pertencente a sua linha produtiva.

As Grades Magnéticas Oximag são projetadas para trabalhar em ciclos de despejo mecânico ou gravitacional de seu produto, o qual exige que partículas ferrosas (tais como porcas, parafusos, lascas de chapas oxidadas, dentre outras) com dimensões chegando a casa de milésimos de milímetro, sejam removidas com precisão e excelência. Geralmente os dutos e equipamentos por onde seu produto deve passar são feitos de aço e outros materiais metálicos, os quais podem sofrer oxidação e desgaste, desprendendo partículas indevidas que podem ser imperceptíveis mesmo com procedimentos de manutenção adequados e periódicos.

Devido ao fluxo de seu produto, as partículas são retídas pelos tubos magnéticos da grade e ficam presos em sua parte inferior (contrária ao fluxo de seu produto), evitando qualquer tipo de contato ou reincidência com o produto já descontaminado. Isso permite que seu processo seja efetuado sem perda, pois uma vez localizado um problema de qualidade, o lote inteiro deve ser descartado gerando grandes prejuízos para sua empresa.

A limpeza da Grade Magnética Semi-Automática e Automática é efetuada com a movimentação dos imãs internos aos tubos (flange). As partículas ferrosas, presas ao campo magnético da flange, são levadas para a bandeja de coleta de forma segura e sem risco de contaminar seu produto processado. Esse tipo de limpeza pode ser feito de três formas distintas, formas estas que também classificam nossas grades:

  • Grades Magnéticas Manuais: Necessita que a grade magnética seja limpa manualmente com jatos de ar, indicada para processos com tempo de ciclo curtos e volumes mais baixos de produto.

  • Grades Magnéticas com Limpeza Semi-Automáticas: Construída com entrada e saída de flange e para vazão de 1 a 200 toneladas/h. Limpeza da grade é efetuada com um ciclo de apenas 3 segundos!!!

  • Grade Magnética com Limpeza Automática: Através de um painel programável, a limpeza da flange é feita sem intervenção humana.

Diversos fatores devem ser levados em consideração para uma correta instalação de nossa Grade Magnética. Uma vez instalada em seu processo produtivo, o fluxo de seu produto pode chegar a uma redução de até 50% dependendo da densidade do material que necessita ser descontaminado. Por esse motivo a fase de planejamento e análise de necessidade é tão importante, para que possamos dimensionar nossas grades dentro de seu objetivo de produção/hora. O menor erro nesse cálculo e toda sua produção pode ser comprometida. Para que possamos sempre trabalhar em conjunto e obter a melhor eficiência x produtividade para sua empresa, você deve ter em mente os seguintes pontos importantes:

  • Para qual produto você deseja utilizar a Grade Magnética Oximag?

  • Qual a taxa de vazão utilizada em seu processo?

  • Você tem conhecimento sobre qual é o tamanho máximo da partícula/objeto que deve ser removido de seu produto?

  • Qual o tamanho e formato do duto onde a grade magnética será instalada?

  • Qual o espaço disponível para a instalação da grade?

  • Qual tipo de conexão é exigida para a fixação da grade em seu duto?

  • Qual a temperatura máxima de trabalho que a grade magnética será submetida?

  • Existe algum tipo de válvula abre-e-fecha que permanecerá instalada antes ou depois da grade?

Optar pela linha de Grades Magnéticas Oximag é o melhor investimento que sua empresa pode fazer para garantir qualidade em seu processo, além de permitir que sua empresa não sofra fatores negativos que possam afetar seus negócios de forma devastadora: indenizações monetárias, perda de reputação de sua marca, bem como a perda da confiança e lealdade de seus clientes!

Diversos segmentos de mercado benificiam-se do uso de nossas grades, e para cada segmento leis e normas severas de qualidade não permitem espaço para erros. E como sua empresa pode ter um excelente retorno de investimento, ótima reputação e reconhecimento pleno do mercado utilizando nossas grades magnéticas? Para melhor exemplificar, vamos classificar esse detalhamento por tipo de aplicação de nossas grades:

  • Indústria Alimentícia / Cerealista: as indústrias neste ramo lidam direamente com o bem-estar de seus consumidores (sejam eles humanos ou animais), e seus produtos na maior parte do tempo são ingerídos e não permitem espaços para erro, pois as conseqüências podem ser fatais. Seus produtos são monitorados de forma ativa e possuem uma das maiores regulamentações exercidas pelos departamentos de saúde e vigilância sanitária. Dentro desse mercado, podemos exemplificar sub-divisões de atuação tais como: indústrias de farinha e alimentos em pó, usinas / refinarias de açucar, indústria de rações e alimentos para animais, etc. Neste segmento, as indenizações por processos podem chegar até mesmo a marca de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais!) dependendo da gravidade. Periódicamente ouvimos notícias de empresas que não se preocuparam em investir e garantir a qualidade de seu processo, permitindo que objetos e partículas nocivas fossem parar dentro de seus produtos e, conseqüentemente, causaram danos aos seus consumidores. Tais empresas são fechadas da noite para o dia, sem chance alguma de recuperação devido à má reputação adquirida e pelas quantias monetárias que necessitam pagar em seus processos.

  • Indústria Químicas: as empresas deste segmento podem sofrer sérias conseqüências financeiras caso partículas e/ou objetos desconhecidos sejam acrescentados às suas preparações. Tais erros podem levar a perda total de um ou vários lotes de produtos, prejuízo esse que pode afetar o caixa da empresa por muito tempo, colocando-a em grande risco.

  • Indústria de Medicamentos: com regras e regulamentações sanitárias ainda maiores que a indústria alimentícia, as empresas atuantes neste segmento devem pecar pelo excesso e garantir eficiência de 100% em todos os seus processos. Para que isso ocorra, é aconselhável até mesmo o uso de mais de uma grade magnética em um mesmo processo, para que ocorra um tipo de 'chegagem in loco' do produto e para que realmente exista a certeza mais do que absoluta de que nada saia fora do padrão para o produto chegar com excelência às mãos de seus clientes.

  • Indústria de Moldes e Injeção Plástica: as empresas atuantes nesta área chegam a investir em moldes plásticos que ultrapassam o valor de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), além de adquirirem injetoras plásticas com preços que também permanecem na faixa de milhões de Euros. As grades magnéticas são instaladas entre o silo de alimentação dos grânulos de plástico e a máquina injetora, para garantir que nenhuma partícula ferrosa esteja presente no plástico que será derretido. Um erro neste quesito pode trazer resultados catastróficos que variam desde um 'simples' dano no polimento do molde plástico, a até mesmo a perda do bico injetor, manifold ou outro componente que não possui manutenção de baixo valor (ou mesmo não possui manutenção alguma!). Milhares de reais podem ser economizados com a correta aplicação de nossas grades magnéticas.

Veja alguns exemplos de incidentes ocorridos e reportados na mídia por empresas que não garantiram a qualidade de seus processo de fabricação:

Laudo confirma partículas de ferro em açúcar, e produto ainda é vendido

Pedaços de ferro encontrados em açúcar vendido em Minas Gerais

Açougueiro encontra agulha e parafuso em linguiça na hora da refeição

 

Não deixe que sua empresa sofra conseqüências legais e financeiras por falta de qualidade e segurança em seu processo! Entre contato conosco agora mesmo e teremos o maior prazer em auxilia na definição, projeto e adequação de nossa grade magnética para sua empresa!

 

Construímos nossas Grades Magnéticas em Aço Inox 304 e 316, com a possibilidade de acrescentarmos acabamento sanitário aos seus componentes, garantido maior eficiência e garantia de retirada de partículas ferrosas de seu produto.

Nossas grades são tradicionalmente constituídas de tubos com espessura devidamente definida e preenchidos com Imãs de Neodímio, Imãs de Ferrite, ou Imãs de Alnico, os quais são selecionados de acordo com a aplicação necessária.

Esses tubos são montados em estrutura de chapas e em forma de grade, formato esse que permitiu que as Grades Magnéticas fossem batizadas desse modo. A distância entre seus tubos magnéticos são definidas de acordo com sua necessidade, bem como o espaçamento entre as divisões da grade e diâmetro de seus tubos.

  • Indústria Alimentícia / Cerealista;
  • Indústria Químicas;
  • Indústria de Medicamentos;
  • Indústria de Moldes e Injeção Plástica.