Menu fechado

Benefícios dos ímãs que todos deveriam saber

Benefícios dos ímãs

Certamente você já deve ter ouvido sobre as inúmeras aplicações e contribuições dos ímãs para a indústria, não é mesmo? Afinal, trata-se de um elemento que facilita os processos industriais e atua de forma efetiva em campos específicos, como o setor automotivo.

Dessa forma, podemos afirmar que os ímãs são necessários para diversas funções da indústria, de casa e em outros setores privados. Eles realizam tarefas de fechamento, como portas de refrigeradores e dobra de chapa, por exemplo.

Além disso, eles podem ser utilizados no setor automotivo no processo de montagem dos automóveis, tais como limpador de para-brisa ou o motor de janela elétrica. Dito isto, é impossível negligenciar os benefícios dos ímãs e suas mais variadas aplicações.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais benefícios dos ímãs que todos deveriam saber. Neste post, você verá que eles ocupam funções específicas e essenciais para o nosso dia a dia. Continue lendo e confira!

Benefícios dos ímãs que todos deveriam saber

Quais são os tipos de ímãs?

Antes de mais nada, é importante mencionar que os ímãs e seus materiais magnéticos são divididos em quatro categorias diferentes. Conheça os materiais magnéticos:

Eles são aplicados em diversas atividades industriais, especialmente em funções de separação e reciclagem, como SPDA para raio. Outros campos de aplicação estão no setor eletrônico, como auto-falantes, televisores, telefones, rádios, fitas, entre outros.

Quais são os benefícios dos ímãs?

Os materiais magnéticos têm propriedades específicas, fundamentais para cada função. Então, confira, a seguir, os tipos de ímãs e suas vantagens:

1. Vantagens dos ímã de neodímio

Acima de tudo esta modalidade de ímã têm as propriedades magnéticas mais fortes e potentes. Para se ter uma ideia do potencial desse tipo magnético, sua atração é 1.000 vezes o seu próprio peso.

Além disso, os ímãs de neodímio tem uma resistência muito alta contra a desmagnetização, o que concentra uma alta durabilidade. Vale mencionar ainda que o neodímio tem uma proporção de efeito magnético tanto para volume quanto para peso.

2. Vantagens do ímã de ferrite

Outro ímã que ganha destaque em relação a sua utilização é o ímã de ferrite. Eles podem ser utilizados até uma temperatura de operação de 300 ° C. Nesse sentido, é importante ressaltar que eles possuem uma alta resistência à corrosão.

Além do mais, o ímã de ferrite tem boa estabilidade magnética e não exigem grandes investimentos na hora da fabricá-los, assim como alugar gerador de energia.

3. Vantagens do samário

Os ímãs de samário são mais fracos que os de neodímio; mas ainda contam com um magnetismo relativamente alto. Eles têm uma forte resistência à desmagnetização e apresentam uma ótima relação de potência/peso.

Certamente outro ponto característico deste tipo magnético é a resistência à temperaturas de até  250ºC, além de ser forte em relação à corrosão.

4. Vantagens do alnico

Por último, e não menos importante, os ímãs de alnico têm uma temperatura operacional bastante alta de até 525 ° C, além de uma ótima estabilidade magnética a longo prazo.

Gostou do nosso post sobre os benefícios dos ímãs que todos deveriam saber? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Publicado em:Notícias

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *