Características dos ímãs

Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.

Características dos ímãs

Os ímãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros ímãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.

Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de ímãs. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.

Propriedades dos Imãs

1. Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.

 

Todo imã possui dois polos magnéticos: o polo norte (N) e o polo sul (S)

2. Assim como acontece com as cargas elétricas, observa-se no comportamento dos ímãs que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes contrários se atraem.

Polos de nomes contrários se atraem e polos de mesmo nome se repelem

3. Outra característica importante dos ímãs é a da inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul. Assim, quando um ímã é quebrado, ele dará origem a dois novos ímãs e a polaridade desses novos ímãs vai depender da forma com que sua partição se deu.

Quando um imã é quebrado, ele dará origem a novos imãs com polos norte e sul

Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.

Por: Mundo Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *