Curiosidades sobre ímã que você precisa saber

Ao contrário do que muitos acreditam, o ímã é utilizado para uma série de finalidades e estão presente em muitos objetos, equipamentos, máquinas, aparelhos, entre outros.

Pode parecer imperceptível, mas a presença dos ímãs é essencial e proporciona benefícios, inovações e melhorias notáveis.

A sua capacidade de criar campos magnéticos ao seu redor, seja de maneira artificial ou natural, faz com que ele possa ser utilizado em equipamentos de som, televisores e monitores, discos rígidos, entre outros.

Empresas diversas, como as que produzem sacola tnt, também podem utilizar o magnetismo dos imãs para terem mais otimização em seus processos operacionais.

Considerando esses e outros detalhes, neste post, nós iremos te mostrar quais as finalidades do ímã que certamente você precisa conhecer. Quer entender mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Ímãs na tecnologia

A primeira curiosidade sobre os ímãs é como eles são utilizados na tecnologia. Começando pela maioria de produtos de som, os ímãs são essenciais.

Isso, pois o campo magnético é utilizado como maneira de garantir a qualidade do som, seja em caixas de som mais simples até as mais potentes. Normalmente, quanto maior for a caixa de som, maior deve ser o volume dos ímãs também, para que o campo magnético seja proporcional.

Já para os discos rígidos, também conhecidos como HDs, os ímãs são essenciais para possibilitar a análise de arquivos, como jogos, músicas, entre outros. Ou seja, o ímã também foi o responsável por uma das maiores criações tecnológicas feitas para guardar informações.

Mais uma utilização tecnológica para os ímas está criação dos televisores e monitores CRT, que, por meio do ímã, gera uma carga elétrica e transmite uma imagem mais nítida.

Por fim, em indústrias que possuem processos operacionais, como no caso da fabricação de chapa de acrílico, entre outros, o magnetismo produzido pelo ímã também é essencial para otimizar os processos.

Ímãs no dia a dia

Os ímãs também tem uma utilização essencial para o dia a dia das pessoas. Veja abaixo quais as suas funcionalidades:

  • Capas de edredom: a maioria das capas de edredons possuem ímãs em sua composição.
  • Bolsas e jóias diversas: no caso de bolsas, os ímãs se encontram nos fechos magnéticos. Já para os joias, é possível achar ímãs em brincos, colares e pulseiras diversas.
  • Elevadores: Em algumas portas de pavimento de elevadores, os ímãs estão muito presentes em sua composição.
  • Microondas: Microondas utilizam do magnetismo para aquecer alimentos com mais simplicidade!
  • Esteiras: Uma esteira de correr ou até mesmo uma esteira transportadora (como as de supermercado) também utilizam ímãs em sua composição.
  • Portas de geladeiras: por fim, também é possível encontrar ímãs nas portas de geladeiras.

E aí, o que você achou dessas curiosidades incríveis sobre os ímãs? Gostou do nosso post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião. Também não deixe de nos acompanhar nos próximos conteúdos para estar por dentro de todos os assuntos!

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *