Conheça as diferenças entre ímãs naturais e artificiais

Para quem não conhece, os ímãs são todos iguais. Certo? Mas se engana quem acredita que isso é verdade.O ramo de ímãs é diverso e, apesar de segmentado, é fundamental nos dias atuais.

Existem dois tipos de ímãs que podem ser trabalhados: os naturais e os artificiais. Apesar de muito semelhantes, eles possuem suas próprias propriedades e diferenças bem específicas.

A diferença entre eles é, basicamente, a intensidade da força de traça que cada um desempenha. Enquanto os ímãs naturais são mais fracos e possuem tamanhos bem definidos, os artificiais podem ser fabricados em diversos tamanhos, além de possuir uma força de tração maior e mais intensa.

Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre esses tipos de ímãs e saiba quais as vantagens em contar com esses tipos. Vamos lá?

Saiba mais sobre os imãs naturais

Antes de falarmos sobre os tipos de ímãs, é fundamental entendermos como ele é configurado. Um ímã tradicional é formado por dois pólos (sul e norte), eixo magnético e linha neutra.

Os pólos não podem ser confundidos com os pólos negativo e positivo. O imã não conta com essa característica. São nesses pontos onde a força de tração é mais intensa. Já a região onde os pólos se encontram é denominada de eixo magnético.

Por fim, tem a linha neutra. Ela é considerada a superfície da barra. Serve para separar as zonas polarizadas.

Como já citado acima, os ímãs naturais são mais fracos que os artificiais. Além disso, eles possuem tamanhos específicos. Eles são encontrados na natureza e suas composições são a base de minério de ferro.

Conheça, agora, os ímãs artificiais

Como tudo o que é denominado de artificial, os ímãs deste segmento são aqueles feitos produzidos por pessoas.

Sabe aqueles ímãs que ficam na porta da geladeira? Então, eles são considerados artificiais. Sua característica principal é a alta força de tração que ele possui. Esses imãs são comercializados livremente, então não é difícil encontrá-los.

Dentro deste segmento há dois tipos para se considerar: os temporais e permanentes. Quando se trata dos temporais, ele são imãs que nem sempre são magnéticos, porém sua ação magnética pode ser acionada sempre que necessário.

Já os imãs artificiais permanentes, como o próprio nome diz, são aqueles cujo a força magnética não se desfaz. Conheça, abaixo, alguns tipos de ímãs artificiais:

Tipos de ímãs artificiais

No mercado é possível encontrar diversos tipos de ímãs artificiais. Existem os eletroímãs, além de um agulha magnética, ferraduras, imãs de barras, ímãs de ferrite, entre outros modelos.

Estes tipos de imãs podem ser utilizados em diversos segmentos da indústria como, por exemplo, bomba centrífuga, disco abrasivo e máquina de fusão de fibra.

Esse assunto é muito extenso e tem diversas ramificações. Se você se interessou, navegue pelo nosso blog. Os assuntos disponíveis são ótimos e poderão te inserir, ainda mais, no mundo dos imãs. Não fique fora dessa, viu?

Precisando de ímãs e ou equipamentos magnéticos, acesse o nosso site www.oximag.com e conheça a nossa linha de produtos para separação magnéticafixação magnéticatransporte magnético e ímãs. Também realizamos manutenção em equipamentos magnéticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *