Menu fechado

Fita magnética da IBM e FujiFilm tem até 580 TB de espaço

Você pode não saber disso, mas a fita magnética tem sido o meio de armazenamento para data centers desde 1952. Sua durabilidade, longevidade, eficiência energética, densidade, baixo custo e escalabilidade tornaram-no difícil de superar ao longo dos anos e agora a IBM e a Fujifilm o fizeram. Se uniram para torná-lo ainda melhor.

Para grandes empresas e corporações, a fita magnética ainda é uma das mídias mais usadas para fazer backup dados em grandes quantidades. E a nova fita magnética criada pela Fujifilm, em parceria com a IBM, resulta em até 580 TB (terabytes) de armazenamento.

Hoje, a IBM está revelando um novo marco, trazendo à tona o trabalho de mais de 15 anos. Juntos, estabeleceram mais um novo recorde mundial em armazenamento de fita – sexto desde 2006. Sendo assim, ultrapassando os limites, alcançamos 317 GB / in 2 (gigabits por polegada quadrada) em densidade de área em um protótipo de fita magnética particulada de ferrita de estrôncio (SrFe) desenvolvido pela Fujifilm. Isso é aproximadamente 27 vezes mais do que a densidade de área usada nas unidades de fita comerciais de última geração.

Fita magnética
Fonte: IBM Corp.

Um único cartucho de fita com essa nova densidade de área tem o potencial de armazenar cerca de 580 terabytes (TB) de dados. Para esclarecer, 580 TB equivale a 786.977 CDs empilhados com 944 metros de altura, ou seja, mais alto que o Burj Kalifa, o prédio mais alto do mundo. 

Fita magnética
Composição da nova fita magnética
Foto: Reprodução/IBM/FujiFilm /

Além disso, foi instalado um novo tipo de cabeçote, que traz baixa fricção e permite o uso de mídias mais macias na composição da fita. Portanto, combinando isso com o material baseado em estrôncio, a nova fita permite uma densidade linear de 709 Kbpi de leitura de dados.

“É uma quantidade colossal de dados! Tudo encaixado em um cartucho de fita na palma da sua mão.”, diz IBM.

Fonte: IBM, FujiFilm, Interesting Engineering

Gostou deste post? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais

Acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos e equipamentos magnéticos – www.oximag.com

Publicado em:Notícias

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *