Menu fechado

Ímãs de Samário-Cobalto: o que são e quais as funcionalidades?

Você com certeza já deve saber o que são ímãs, mas você sabia que eles podem ser categorizados por inúmeros termos e classes? E, certamente, um dos mais conhecidos são os ímãs de samário-cobalto. Se você não sabe nada sobre eles, este é o post ideal para você!

Antes de mais nada, é importante mencionar que os ímãs, embora não pareçam, são elementos muito presentes no nosso dia a dia. Eles ocupam espaço em geladeiras, automóveis, em rádios e até mesmo na decoração, como é o caso da tinta magnética.

Além disso, os ímãs são elementos essenciais em processos fabris, uma vez que estão conectados ao desenvolvimento de inúmeros procedimentos e montagens que oferecem itens fundamentais para a sociedade, como automóveis, sons, máquinas, entre outros.

Pensando na importância disso, preparamos este post para que você entenda o que são os ímãs de samário cobalto e como eles são aplicados. Ficou interessado no assunto? Continue lendo e confira!

https://www.oximag.com/imas-de-neodimio-oximag.html

O que são os ímãs de samário cobalto?

Os ímãs de samário cobalto foram os primeiros ímãs desenvolvidos com base em Terras Raras e representam um marco em processos que envolvem a produção de ‘’superímãs’’.

Em resumo, esses ímãs combinam altas propriedades magnéticas, apresentando uma excelente resistência à corrosão e alta estabilidade térmica. Tudo isso é muito diferente de procedimentos que envolvem outsourcing de impressão.

Como contam com o potencial de trabalharem a temperaturas de até 350°C, são ótimas alternativas aos ímãs de neodímio, visto que este último não ultrapassa 180°C.

Além disso, eles geralmente acabam sendo mais caros que os ímãs de neodímio, devido ao alto teor de cobalto desses ímãs. Por consequência, acabam sendo afetados pelas mudanças nos preços das matérias-primas, característico do cobalto.

Os ímãs de samário cobalto são aplicados em inúmeros processos fabris, exceto em equipamentos que utilizam outros tipos de matéria-prima, como é o caso do cordão para crachá personalizado.

Quais são as aplicações dos ímãs de samário cobalto?

Como mencionamos acima, o imã de samário-cobalto faz parte do grupo de ímãs de Terras Raras. Vale mencionar que ele compõe o grupo junto ao ímã de neodímio, no entanto, a potência do seu campo magnético é um pouco mais reduzida.

Além do mais, o imã de samário é extremamente frágil, quebrando e lascando de maneira fácil e rápida (se não houver cuidado). Por essa razão, ele não é usável e seu custo é relativamente mais alto que o de neodímio.

Falando sobre aplicações, os ímãs de samário cobalto são aplicados na indústria automobilística, na confecção de motores elétricos, geradores de pequeno porte, instrumentos de medida (como velocímetros), entre outros.

No entanto, diferente dos outros tipos de ímãs, eles não podem ser implementados em nichos mais restritos, como em produções de caixa de inox, por exemplo.

E aí, o que achou do nosso conteúdo sobre o que são e quais são as funcionalidades dos ímãs de samário cobalto? Se gostou, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Publicado em:Notícias

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *