Menu fechado

Mineração – O que é?

mineração é uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.

Podendo estar em estado natural: sólido, como o carvão e outros; líquido, como o petróleo bruto; e gasoso, como o gás natural. Inclui a exploração de minas (subterrâneas e de superfície), pedreiras e poços e todas as atividades de preparo e beneficiamento do minério, a fim de torná-lo comercializável.

Mineração

Encontrados em quase todos os produtos que consumimos, os minérios representam o desenvolvimento socioeconômico, portanto, é uma atividade essencial para o progresso de uma sociedade.

Apesar de ser necessária ao desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, é ainda uma atividade que representa riscos ao meio ambiente.

Tipos de Mineração

Os tipos de mineração referem-se às técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Chamadas de lavra, são escolhidas segundo as características do local escolhido para realizar a atividade na mineradora, bem como a forma e a profundidade da jazida.

Método de lavra a céu aberto – esse tipo de lavra consiste em extrair minério de depósitos que se encontram em menores profundidades, explorando-o até o seu esgotamento.

  • Encostas
  • Cavas
  • Fatias
  • Lavra por dissolução
Mineração

Método de lavra subterrânea – esse tipo de lavra consiste em extrair o minério de depósitos que se encontram em maiores profundidades, enquanto isso, explorando-o por meio de sondas e serviços topográficos.

  • Realces autoportantes;
  • Realces das encaixantes;
  • Abatimento.
Mineração

Processo

A mineração constitui um processo que envolve a pesquisa, exploração, extração, transporte, processamento, beneficiamento e comercialização do minério.

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) , as etapas e suas respectivas fases do processo de mineração são:

  1. Prospecção: refere-se às fases de estudos e reconhecimento geológico preliminares.
  2. Pesquisa mineral: refere-se às fases de exploração, delineamento e avaliação.
  3. Lavra: refere-se às fases do desenvolvimento do projeto e exploração.
  4. Descomissionamento de mina: refere-se às fases de desativação e fechamento da mina
Mineração

Em todo esse processo, contaminantes ferrosos são um grande problema! Durante o transporte de materiais por exemplo, pode ocorrer de algum parafuso ou parte de equipamentos acabe se soltando e se misturando com o material.

Por isso a importância da aplicação de SEPARADORES MAGNÉTICOS em pontos estratégicos. Assim quaisquer ferrosos são removidos do processo.

Os EQUIPAMENTOS MAGNÉTICOS normalmente aplicados nesses pontos dos processos produtivos são os Separadores Magnéticos Manuais e Automáticos, e Separadores Eletromagnéticos Manuais e Automáticos.

Separadores Magnéticos Manuais e Automáticos

São ideais no processo de separação ou descontaminação de partículas ferrosas através de campo magnético. Trabalham, por exemplo, retirando de forma constante impurezas ou partes ferrosas de materiais transportados por esteiras, alimentadores vibratórios e outros sistemas.

Mineração

Podendo ser tanto manual, simples e ágil, como também automático, de forma totalmente automotizada e constante. Seu magnetismo é produzido com ímãs permanentes de alta capacidade de atração, garantindo uma descontaminação eficiente.

Separadores Eletromagnéticos Manuais e Automáticos

Também ideais no processo de separação ferrosa, entretanto, a descontaminação é através de campo eletromagnético, ideais em processos de grandes vazões e altas camadas.

Trabalham retirando de forma constante impurezas ou partes ferrosas de materiais transportados por esteiras e outros sistemas. Ou seja, sistema de limpeza pode ser tanto automático como manual.

Mineração

Se você gostou de saber mais sobre mineriação, então não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos e equipamentos magnéticos – www.oximag.com

Publicado em:Notícias

Post relacionado