Menu fechado

Qual a diferença entre os Levantadores Magnéticos?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre levantadores magnéticos, certo? Afinal, trata-se de ferramentas muito utilizadas para transportar peças ou chapas planas de ferro, ideal para os processos de produção de indústrias e empresas que exigem este tipo de serviço.

No entanto, é importante mencionar que existem duas categorias de itens: o levantador magnético e o levantador magnético olhal fixo. Cada uma delas apresenta especificidades e características específicas, destinadas a funções e atividades distintas.

Nesse sentido, vale destacar ainda que, tanto o levantador magnético, quanto o levantador magnético olhal fixo são comercializados, a fim de suprir a demanda das indústrias e otimizar a rotina de trabalho de quem busca automatizar processos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você possa entender as principais diferenças entre levantador magnético e levantador magnético olhal fixo. Aqui neste post, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao assunto. Continue lendo e confira!

O que são levantadores magnéticos?

Levantadores magnéticos

O levantador magnético (também chamado de garra plana) é um dispositivo compacto em comparação com suas funções. Utilizado também para içamento (levantar-se), transporte de peças e / ou chapas ou discos planos, com capacidade total de até 03 toneladas.

Usados também ​​para levantar e transportar placas, blocos e tubos em peças de metal ferroso com menos de 3 toneladas. Amplamente utilizado em metalurgia, siderurgia, ferramentas, oficinas e locais onde peças mais resistentes e pesadas necessitam de transporte.

Além disso, tubos, cilindros e outras peças redondas também podem ser levantados / transportados por elevadores magnéticos. Sua base também é construída adequadamente para levantar este tipo de peças, não apenas placas de aço.

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de portas e janelas de vidro temperado. Embora os levantadores magnéticos não sejam as ferramentas ideias para transportá-los, você pode investir em outros modelos de plataformas, por exemplo.

Como ele funciona?

O funcionamento do levantador magnético é simples. Desde que sigam as especificações, não haverá erros. Conectando também a qualquer outro equipamento (ganchos, guindastes etc.)

Quando ele estiver encostado na placa a ser processada, basta mover a alavanca (sem esforço) da posição “fechada” para a posição “aberta”, e a partir daí, o Levantador ficará fixo (magnetizado) na peça.

O que é levantador magnético olhal fixo?

Levantadores magnéticos

O levantador magnético de olhal fixo é a peça ideal para manusear de forma segura e precisa uma série de peças. Além do mais, empresas de aluguel de compressor de ar também acabam utilizando-o, para o içamento e transporte.

A força disponibilizada pelos ímãs permite que o levantador magnético tenha uma capacidade de carga de 100 a 3000 kg, sendo determinada após uma série testes de segurança realizado pela empresa e a aprovação do controle de qualidade.

Para utilizá-lo, basta tocar na parte que deseja mover, e logo utilizar a alavanca para ativar seu magnetismo. Tudo de maneira simples, rápida e eficiente!

O levantador magnético olha fixo é um ferramenta ideal para o transporte de material ferroso, não recomendando para transportar por exemplo lençol de borracha ou outros materiais não ferrosos.

É importante mencionar que em sua composição há ímã de neodímio embutido, com alta força de campo magnético, corpo de aço, olhal fixo e travas de segurança para flexibilizar o processo.

Gostou do nosso post sobre as diferenças? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Publicado em:Notícias

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *