Tecnologia com ímãs ajuda na pontuação no Taekwondo

As meias eletrônicas estão no Taekwondo desde o ano 2009 que marca também a chegada dos coletes eletrônicos da Daedo. Essa tecnologia é fundamental para o sistema de pontuação durante os combates, onde a rapidez nos golpes muitas vezes acabam sendo imperceptíveis pelos juízes. Pensando nisso, foram criadas meias eletrônicas que entram em contato com o colete, uma espécie de imã em ambos os equipamentos se encontram e é então “que a magia” acontece, o ponto é marcado automaticamente por ondas magnéticas.

Confira abaixo aonde estão localizados os sensores:

1. Sensor “frontal”

InfoTaekwondo - Meias Eletronicas Daedo - Sensor Superior

O sensor se localiza no “peito” do pé, ou na face do pé. São três sensores que formam um “triângulo”. Estes são usados para marcar os pontos com técnicas como, Bandal (técnica realizada com o pé de trás e vale 1pt) Ap Bandal(técnica realizada com a perna da frente e vale 1pt) e Tolgue (técnica realizada com um giro em 360° e vale 3pts). Na cabeça as mesmas técnicas também podem ser usadas, porém, o nome muda de Bandal para Tollyo e valem 3pts eTolgue “permanece” o nome, passando a valer 4pts.

2. Sensor lateral interno

InfoTaekwondo - Meias Eletronicas Daedo - Sensor Interno

Este é apenas um sensor, e está localizado na lateral interna da face do pé (aquele que os jogadores de futebol usam para chutar a bola) – para pontuar são usadas técnicas em situação de Clinch (quando os atletas estão próximos um do outro) – nas regras atuais, esta ação costuma ser KyongGo (advertência). Esta parte é mais utilizada na cabeça com técnicas como An Tchagi (chute em meia lua de fora para dentro e vale 3pts).

3. Sensor debaixo do pé

InfoTaekwondo - Meias Eletronicas Daedo - Sensor debaixo do pé 2

 

Debaixo do pé, é o outro local onde temos um sensor, este é usado para técnicas com a sola do pé, como; Yop(técnica realizada como uma escorada e que vale 1pt), Twit Tchagi (semelhante a técnica do Yop, porém com um giro de 180° – famosa giratória – vale 3pts). As mesmas técnicas também podem ser usadas na cabeça, configurando 3pts para a primeira (Yop) e 4pts para a segunda (esta segunda é muito utilizada como Huryo ou Naeryo).

4. Sensor adicional

InfoTaekwondo - Meias Eletronicas Daedo - Sensor calcanhar

O adicional não é necessariamente parte da meia eletrônica, ou seja, ele é um complemento, para a meia. Este fica no calcanhar do atleta. É utilizado para marcar pontos com técnicas como, Yop, Twit Tchagi, Huryo. Os atletas usavam muito numa situação de clinch, porém nas regras atuais isso é considerado falta, dependendo de como esta ação é realizada.

Por: Canal WTF Youtube, WTF DartFish TV, WTF rules, DAEDO.
Imagem(s): INFOTAEKWONDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *