Menu fechado

As aplicações do magnetismo no setor industrial

As aplicações do magnetismo no setor industrial

Você sabia que existem várias aplicações para o magnetismo? Pois é, e na Oximag nós usamos 3 delas em nossos equipamentos, que são, magnética, eletromagnética e eletropermanente. Como por exemplo, as placas magnéticas de fixação! Confira nesse post que nós iremos te explicar as diferenças entre elas e seus benefícios.

Magnética

Uma ferramenta que reflete uma série de benefícios em processos de produção e montagem, o magnetismo utiliza-se amplamente na rotina das indústrias. Por isso, ele é extremamente disseminado nos mais diversos nichos e segmentos presentes no mercado.

Como por exemplo a Placa Magnética de Fixação. Construída com imãs de neodímio (Terras Raras) de alto magnetismo, nossas placas magnéticas possuem maior durabilidade e excelente qualidade. Seu acionamento por alavanca permite fixar ou soltar a peça de forma prática, segura e sem necessidade do uso de energia elétrica.

aplicações do magnetismo
Placa Magnética

Eletromagnética

Como o nome indica, o eletromagnetismo é a força que inclui a eletricidade e o magnetismo. É o ramo da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único, explicado pelo campo magnético.

  1. Cargas elétricas em movimento geram campo magnético;
  2. Variação de fluxo magnético produz campo elétrico.

O micro-ondas, o rádio e os aparelhos utilizados nos exames de radiografia, assim como nossas Placa Eletromagnéticas, tem a presença das ondas eletromagnéticas.

Diferentemente das placas magnéticas permanentes, as eletromagnéticas são “acionadas” por um conjunto de bobinas internas que, energizadas, geram um forte campo eletromagnético. Além disso, ela também precisa de energia constante para se manter magnetizada.

aplicações do magnetismo
Placa Eletromagnética

Eletropermanente

É, na verdade, uma “combinação” de um equipamento magnético permanente com um equipamento eletromagnético.

O campo magnético é gerado por ímãs permanentes, mas o acionamento, ao contrário das magnéticas, é feito através de um pulso de tensão. Um conjunto de bobinas elétricas construídas em cobre energizadas por alguns segundos apenas, magnetizam os ímãs permanentes localizados no interior da placa eletropermanente. Entretanto para o funcionamento deste equipamento é preciso um painel específico dela para poder ligar ou desligar.

No entanto, uma vez magnetizados os ímãs, estes não sofrem mais variação de sua carga magnética. A placa eletropermanente não utiliza energia elétrica durante a operação, sendo assim, agilizando o processo de setup e garantindo economia de energia.

aplicações do magnetismo
Placa Eletropermanente

Gostou deste post sobre aplicações do magnetismo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais

Acesse nosso site e conheça nossa linha de produtos e equipamentos magnéticos – www.oximag.com

Publicado em:Notícias

Post relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *