Tudo sobre Levitação Magnética!

Levitação, a arte de se erguer e sustentar no espaço, sem ponto de apoio. Geralmente vemos isso em filmes e séries de televisão, entretanto é mais real do que imaginamos e você pode ter na sua casa! Existe a tal da levitação magnética, e dela existem três tipos básicos de levitação.

Venha saber mais sobre ela e sobre como ter em casa.

1° – Levitação eletrodinâmica ou por repulsão magnética

O método consiste na utilização de bobinas com baixa resistência elétrica, chamadas de bobinas supercondutoras para a geração de um campo magnético, ou seja, provocando o surgimento de uma corrente elétrica induzida em um condutor. Estas correntes, segundo as leis de Faraday e Lenz, geram outro campo magnético que se opõe ao campo criado pela bobina. Sendo assim a interação entre ambos os campos gera uma força de repulsão capaz de suspender o objeto.

2° – Levitação eletromagnética ou por atração magnética

A levitação eletromagnética é quando um corpo ferromagnético é mantido suspenso pela força atrativa de um eletroímã.

3° – Levitação supercondutora

Este método utiliza materiais magnéticos e pastilhas supercondutoras que operam a altas temperaturas, portanto se tornando supercondutoras a temperaturas muito mais elevadas, do que os supercondutores convencionais.

Pronto, agora que você já sabe um pouco sobre levitação magnética, vamos ver quais produtos que fazem uso desses métodos você pode ter na sua casa, escritório, e onde quiser.

Objetos que flutuam

Uma empresa americana chamada FLYTE utilizada a levitação magnética como foco em seus produtos. Tudo começou com o a lâmpada “flutuante”. A transmissão de transferência de energia sem fio existe desde os dias de Nikola Tesla, portanto adicionaram um pouco da tecnologia da Tesla e combinaram com a levitação magnética, abrindo um mundo mágico de possibilidades.

Além da lâmpada “flutuante”, eles também são os criadores do primeiro relógio de levitação do mundo, permitindo que você personalize seus ambientes. O STORY consiste em uma esfera levitando magneticamente que orbita em torno de uma base de madeira, contando as horas. No entanto também é possível contar meses e até o ano. controlado por meio de um aplicativo móvel que permite personalizar sua própria órbita. Ele pode ser usado como um relógio padrão para contar os segundos, minutos e horas, ou como um relógio personalizado para contar momentos especiais, como aniversários, datas especiais ou planos de viagem futuros. 

Com o mesmo sistema e método de funcionamento a empresa também, assim como os outros, vende um vaso de flor, decorativo flutuante (LYFE), uma lâmpada de LED regulável que foi testada no espaço (ARC), e seu último lançamento, uma esfera magneticamente levitante que paira no ar. Projetado para reduzir nossos níveis de estresse, Buda Ball flutua e gira hipnoticamente em um campo magnético invisível, criando uma experiência visual relaxante e paralisante.

Se você gostou deste post não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, nas suas redes sociais.

Para mais informações sobre equipamentos magnéticos e ímãs, acesse o site e as redes sociais da Oximag!

*A Oximag não fabrica nem comercializa os produtos citados acima*

Fontes: RODRIGUES, Augusto.Levitação magnética. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOw4AB/levitacao-magnetica>. Acesso em: 27 abr. 2012. – Levitação magnética. Disponível em: <http://www.geocities.ws/saladefisica7/funciona/levitacao.html>. Acesso em: 27 abr. 2012.