Você sabe o que é e para que serve a Separação Magnética?

A Separação Magnética consiste em retirar partículas ferro magnéticas, como o cobalto, níquel e principalmente o ferro, de misturas sólidas ou líquidas (plásticos, areias, minérios, grãos, sementes, temperos, emulsões, dentre outros). A separação magnética é aplicada quando quaisquer dos contaminantes são atraídos por ímãs ou eletroímãs.

Durante o processo produtivo industrial ou beneficiamento de alimentos pode ocorrer contaminação ferrosa originária de desgaste de máquinas ou mesmo por peças que se soltam dessas. Em determinados pontos desses processos a separação magnética é necessária para a remoção desses contaminantes, seja para purificar o produto ou para proteger maquinário como moinhos e peneiras.

Quais sistemas magnéticos estão disponíveis no mercado?

A Separação Magnética (ou purificação) da matéria-prima do ferro pode ser realizada aplicando equipamentos magnéticos ou eletromagnéticos.

Ambos são capazes de realizar a separação das misturas em pequenos ou grandes volumes de material.

Os equipamentos magnéticos não utilizam energia elétrica em seu processo de separação e limpeza dos resíduos ferrosos. Já os sistemas eletromagnéticos utilizam energia elétrica tanto no processo de magnetização quanto para a limpeza dos resíduos.

Ambos os sistemas podem realizar a limpeza ferrosa (retirando do processo as partículas ferrosas retidas) de maneira manual ou automática. As aplicações e condições de trabalho determinarão o sistema ideal a ser utilizado.

Onde são aplicados os sistemas de separação magnética?

Os equipamentos de Separação Magnética são muito utilizados nos mais diversos segmentos industriais, mas podemos destacar as indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, rações para pets, mineração, plástica e de reciclagem. Para cada segmento e fase do processo existe um equipamento específico que é desenvolvido sob medida para atender à necessidade e aplicação.

Quais os equipamentos magnéticos disponíveis no mercado de separação magnética?

Para cada processo e tipo de produto existe um equipamento específico dos quais destacamos: Dutos Magnéticos, Filtros Magnéticos para Líquidos, Grades Magnéticas, Separadores Magnéticos, Separadores Eletromagnéticos, Filtro Bala para Sólidos, Placas de Separação, Polias Magnéticas, Tambores Magnéticos e Vassouras Magnéticas de grande, médio e pequeno porte. E não podemos esquecer também dos Eletroímãs de Sucata, muito utilizado na indústria de reciclagem.

E por que a sua indústria precisa utilizar a separação magnética em seu processo produtivo?

Em diversas ocasiões foram encontrados resíduos ferrosos em alimentos ou produtos já finalizados e entregues ao consumidor final. Em muitos desses casos as empresas sofreram com processos judiciais e indenizações por seus produtos estarem contaminados com limalhas de ferro, pregos, porcas, parafusos, pedaços de chapas e outros ferrosos. Em sua maioria, isso ocorre com os desgastes de equipamentos, funcionários mal-intencionados ou descuido no processo produtivo.

Para evitar problemas desta natureza a utilização de equipamentos magnéticos é fundamental e indispensável. O processo de separação magnética irá garantir a retirada de qualquer tipo de resíduo ferroso, mesmo que sejam micro particulados.

Além desse importantíssimo fato, a proteção do maquinário da linha de produção evita prejuízos com paradas não programadas por quebras.

Nos artigos abaixo, você pode perceber o quanto a separação magnética é importante.

A Oximag está a 15 anos desenvolvendo equipamentos magnéticos para todos os segmentos da indústria. Não hesite e solicite uma visita da nossa equipe técnica! Indicaremos o melhor produto magnético para o seu processo produtivo. Não importa o segmento, nós temos sempre uma solução magnética. Fabricamos sob medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *