Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG

Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG
Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG

Ímãs de Alnico Bloco - OXIMAG

Os Imãs de Alnico Bloco Oximag são a melhor opção do mercado em sua categoria, principalmente em relação ao seu custo x benefício. Eles são produzidos com matéria-prima submetida a controles internacionais de qualidade, permitindo que você obtenha o melhor retorno de investimento em suas aplicações.

Saiba Mais

Quantidade
Compartilhar:

Os Imãs de Alnico Bloco Oximag são a melhor opção do mercado em sua categoria, principalmente em relação ao seu custo x benefício. Eles são produzidos com matéria-prima submetida a controles internacionais de qualidade, permitindo que você obtenha o melhor retorno de investimento em suas aplicações.

O Alnico foi batizado dessa forma devido a sua composição química, ou seja, um acrônimo para as iniciais dos componentes químicos de sua liga: Alumínio, Níquel e Cobalto. Os imãs fabricados com essa liga possui um processo produtivo um pouco mais complicado, exigindo operações de normalização e acabamento, levando-os a um enquadramento de custo um pouco maior do que os Imãs de Ferrite (imãs cerâmicos).

Esses imãs podem ser fabricados em dois processos diferentes: sinterização ou moldagem. Os imãs sinterizados possuem as propriedades magnéticas ligeiramente mais baixas, mas a força mecânica é melhor do que os imãs moldados, permitindo a produção de pelas pequenas e irregulares de forma mais fácil. Os imãs moldados apresentam alta resistência a altas temperaturas de trabalho (ultrapassando os 500ºC).



Clique no ícone e faça o download do catálogo do produto.

Da mistura predominante de minérios de Ferro, Alumínio, Níquel e Cobalto originou-se os Ímãs de AlNiCo, alguns tipos também recebem titânio (Ti) e são denominados como Ticonal . Os processos de fabricação podem ser por Sinterização (Sintered) ou Fundição (Cast). De acordo com o seu tipo “Grade”, as características como Remanência (Br), Produto Energético (BHmáx), Coercitividade (Hc) e Temperatura (T) podem variar.

Temperatura do AlNico

Temperatura de trabalho chega a 550°C sem perder o campo magnético. Porém se este ímã for submetido à sua temperatura de desmagnetização total (Temperatura Curie) que é em torno de 850°C, perde totalmente seu campo magnético e necessita passar por um novo processo de magnetização.

Revestimento do Alnico

Por se tratar de um ímã não corrosivo, os ímãs de Alnico não necessitam de revestimentos ou tratamentos superficiais.

Resistência mecânica

Possuem boa resistência mecânica, por se tratar de uma liga metálica pode ser usinado por ferramentas diamantadas e ser retificado para aumentar sua precisão dimensional. Não é quebradiço.

Tipos de magnetização do Alnico

Atualmente os ímãs padrões de mercado possuem orientação de campo magnético na direção axial, comparando a uma moeda, “Cara e Coroa” seriam os polos Norte e Sul.


Cuidados com o Alnico

Por se tratar de um ímã pouco resistente à desmagnetização é importante que ele não tenha contato com ímãs permanentes mais fortes ou bobinas elétricas, este contato ou aproximação pode causar a sua desmagnetização.

Os Imãs de Alnico Bloco OXIMAG  podem ser utilizados em alto-falantes, medidores de energia elétrica, tacógrafos e velocímetros, captadores de guitarra, equipamentos eletropermanentes, motores de passo, etc.